O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) e o Ministério da Educação (MED) formalizaram hoje, pelas 8h30, no edifício-sede do MED, a assinatura do Memorando de Entendimento para a Execução dos Fundos do Multiplicador da Parceria Global para a Educação (GPE), no valor de 50 milhões de dólares americanos, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação e Educação – Projecto TEST. Esta parceria interministerial tem como principal objectivo reforçar, de forma coordenada, a formação inicial de professores em Angola.
O memorando estabelece um quadro de colaboração estratégica entre os dois ministérios para assegurar a utilização efectiva dos fundos do GPE – na modalidade “Multiplicador” – que complementam os 150 milhões USD já financiados pelo Banco Mundial no âmbito do Projecto TEST. A subvenção aprovada pelo GPE será dedicada a acções de expansão e melhoria da qualidade da formação inicial de educadores e professores do ensino pré-escolar, primário e secundário, incluindo:
- Investimentos em infra-estruturas em quatro instituições públicas de formação de professores (Bengo, Huambo, Huíla e Uíge).
- Reformas curriculares e regulamentares.
- Programas de formação nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
- Estágios supervisionados e prática pedagógica.
- Avaliação externa e garantia da qualidade dos cursos de formação docente.
O acordo destaca ainda os princípios de transparência, responsabilização financeira e impacto sustentável, com uma ênfase clara na melhoria das condições de aprendizagem e de desempenho dos futuros professores.
PROGRAMA
Data: 25 de Julho de 2025
Hora: 08h30
Local: Ministério da Educação Avenida Comandante Gika, Largo dos Ministérios, Luanda
Intervenientes:
- Representantes do MESCTI e MED.
- Direcção do Projecto TEST.
- Representantes do Grupo Local da Educação (LEG).
- Parceiros técnicos e institucionais.




