Avaliação Externa dos cursos STEAM mobiliza especialistas para garantir excelência no ensino superior

Avaliação Externa dos cursos STEAM mobiliza especialistas para garantir excelência no ensino superior
Notícia

Avaliação Externa dos cursos STEAM mobiliza especialistas para garantir excelência no ensino superior

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), por via do Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES), deu início, de 12 a 21 de Julho de 2025, à 4.ª Fase do processo nacional de Avaliação Externa e Acreditação da Qualidade do Ensino Superior, com foco nos cursos das áreas de Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas (STEAM).

Esta fase, de natureza estratégica, abrangerá 240 cursos ministrados em 70 Instituições de Ensino Superior (IES), distribuídos por todo o território nacional – sendo 121 localizados em Luanda e 119 nas restantes províncias. O processo contará com a mobilização de 445 especialistas altamente qualificados, dos quais 356 são avaliadores externos e 89 gestores de procedimentos. Para além da forte participação angolana, esta missão integra peritos oriundos de países parceiros como Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, República Democrática do Congo, Zimbabwe, Portugal e São Tomé e Príncipe.

O objectivo é claro: avaliar a qualidade, a relevância e o impacto social dos cursos STEAM oferecidos em Angola, promovendo uma cultura de rigor, melhoria contínua e excelência académica. Através desta análise técnica independente, será possível aferir quais os cursos que reúnem condições para acreditação, identificar boas práticas e, sempre que necessário, propor medidas de reforço institucional e pedagógico.

Esta iniciativa insere-se num compromisso nacional com a qualificação do ensino superior, em articulação com o Projeto TEST, que promove uma visão sistémica de transformação do sector, baseada em resultados concretos e sustentáveis.

PROGRAMA (RESUMO)

Data: 12 a 21 de Julho de 2025
Cursos Avaliados: 240 (nas áreas de STEAM).
Instituições Envolvidas: 70 (121 cursos em Luanda, 119 nas províncias).
Especialistas Envolvidos: 445 (356 avaliadores + 89 gestores de procedimentos).
Participação Internacional: Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Moçambique, RDC, Zimbabwe, Portugal, São Tomé e Príncipe.

Últimas Notícias